23 Setembro, 2018

webmail

Câmara vai reativar o Conselho da Juventude

 
 
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Igor Noronha (PMDB), recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (18), a líder jovem Laura Seibel. Na pauta do encontro estava a reativação do Conselho da Juventude,  órgão criado em 2014 e vinculado à Câmara, , que possui caráter deliberativo, consultivo, propositivo e fiscalizador em relação aos temas que envolvem a população jovem do município.
 
Igor e Laura, que exerceram as funções de presidente e vice-presidente, respectivamente, na primeira gestão do Conselho, estão buscando junto à última executiva do colegiado para recuperação da documentação relativa ao período.  “A última reunião ocorreu na metade de 2016. Desde então não houve mais nenhum encontro ou contato entre os membros”, disse Laura.
 
Segundo Igor, tão logo for reorganizada a documentação, a Câmara dará início à reativação do Conselho. “É um espaço muito importante para a juventude, pois proporciona o fortalecimento de suas lutas e a discussão para construção de políticas específicas”, destacou o vereador.
 
Membros
 
Para integrar o conselho, os membros deverão residir no município e ter idade igual ou inferior a 35 anos. O mandato é de um ano, permitida uma única recondução. Entre seus integrantes são eleitos um presidente, um vice-presidente e um secretário.
 
Composição
 
Conforme a resolução que instituiu o Conselho Municipal da Juventude, ele será composto por representantes de entidades de Cachoeira do Sul, conforme relação abaixo:
 
- Três representantes da entidade de representação máxima de estudantes até o ensino médio;
- Um representante do corpo discente de cada Universidade com sede no Município;
- Um representante da União Cachoeirense de Associações de Bairro (UCAB);
- Um representante dos setores jovens, devidamente formalizados, dos clubes de serviços locais;
- Um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
- Um representante das associações esportivas que receberam subvenção social no ano anterior que desenvolveram ações voltadas aos jovens com esses recursos;
- Um representante de cada órgão representativo de jovens de Partidos Políticos com Diretório organizado e em situação regular junto a Justiça Eleitoral, com sede em Cachoeira do Sul;
- Um representante da Câmara de Vereadores;
- Um representante da Coordenadoria Municipal da Juventude.